Ícone do site SHC

Precificação de serviços passo a passo: guia definitivo!

Precificação De Serviços Domine Este Processo Com Nosso Guia Definitivo E Prático! - SHC

Precificação de serviços: aprenda como fazer em nosso passo a passo

Confira o tutorial completo para você conseguir fazer uma precificação de serviços adequada.

A precificação de serviços é um dos pontos mais importantes para qualquer prestador de serviços. Afinal, o preço é um dos fatores que influenciam na rentabilidade do negócio.

Porém, muitos empreendedores têm dificuldade em definir o valor justo e competitivo dos seus serviços, pois não sabem quais são os critérios e as metodologias que devem ser utilizados.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é a precificação de serviços e como fazer um passo a passo completo para precificar os seus serviços de forma adequada. Confira! 

Você também pode se interessar pelos assuntos:X

O que é a precificação de serviços?

Precificação de serviços é o processo de definir o valor que será cobrado do cliente por um serviço prestado.

Esse valor deve ser calculado para cobrir os custos e as despesas envolvidos na execução do serviço, gerar lucro para o prestador e ser atrativo para o cliente.

A precificação de serviços é diferente da precificação de produtos, pois os serviços têm algumas características que dificultam a sua mensuração e padronização, como:

Essas características exigem que o prestador de serviços tenha uma estratégia que leve em conta não apenas aspectos financeiros, como também os aspectos de marketing, diferencial competitivo, valor agregado e satisfação do cliente. 

Como fazer um passo a passo completo para precificar seus serviços?

Para precificar os seus serviços de forma adequada, é preciso seguir alguns passos. Veja a seguir:

1. Registre os custos e as despesas envolvidos na prestação do serviço

Os custos são os gastos diretamente relacionados ao serviço, como materiais, equipamentos, mão de obra, impostos, etc. Já as despesas são os gastos indiretamente relacionados ao serviço, como aluguel, energia, telefone, marketing, etc. 

Você pode usar uma planilha ou um software de gestão financeira para facilitar esse controle.

2. Considere o valor que o cliente está disposto a pagar pelo serviço

Para isso, você precisa conhecer o seu público-alvo, as suas necessidades, as suas expectativas, as suas dores e os seus desejos. Você pode usar ferramentas, como pesquisa de mercado, persona e mapa de empatia, para obter essas informações.

3. Observe os preços praticados pela concorrência no mercado

Para isso, você precisa identificar os seus principais concorrentes, os serviços que eles oferecem, os preços que eles cobram, os diferenciais que eles apresentam, etc. 

Você pode usar ferramentas, como análise SWOT, matriz de posicionamento e benchmarking, para fazer essa comparação.

4. Considere o valor agregado do seu serviço

O valor agregado é o conjunto de atributos que fazem seu serviço se destacar dos demais, como qualidade, atendimento, etc. Você precisa definir quais são os seus diferenciais competitivos e como eles podem influenciar na percepção de valor do cliente.

5. Defina o preço de venda do seu serviço

Com base nas informações obtidas nos passos anteriores, você pode escolher o método de precificação que mais se adequa ao seu negócio e ao seu mercado, e calcular o preço de venda do seu serviço. 

Você pode usar fórmulas, tabelas ou simuladores para fazer esse cálculo. 

Precificar seus serviços pode ser fácil

A precificação de serviços é um processo que envolve tanto a análise financeira quanto a análise de mercado, portanto, deve ser feito com cuidado e critério. Contudo, ele pode ser feito de forma simples e prática.

Para isso, basta seguir os passos indicados acima no nosso artigo.

A SHC Auditoria e Consultoria pode ajudar você e suas finanças!

Se você precisa de ajuda na gestão de suas finanças, saiba que a SHC Auditoria e Consultoria está à sua disposição. Temos uma equipe altamente competente e com a expertise adequada para organizar a sua gestão contábil.

Então, se você quer contar com um grupo de especialistas na contabilidade para prestadores de serviços, não perca tempo. 

Entre em contato agora mesmo para receber a ajuda que você merece!

FAÇA A PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS ADEQUADA!

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile